Dácio Roberto Matheus

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Foi Diretor Geral do Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais (DEPRN) e Diretor da Divisão de Planejamento de Áreas Especiais (APAs) da SMA-SP, Assessor para Meio Ambiente do Centro de Ensino e Pesquisa do Litoral Paulista - CEPEL, da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, São Vicente-SP, Diretor da Divisão do Jardim Botânico de São Paulo e Diretor de Operações (Unidades de Conservação) da Fundação para Produção e Conservação Florestal Florestal do Estado de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do ABC, atuando em Engenharia Ambiental e Urbana e na pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, sendo professor colaborador na pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica e colaborador na pós-graduação em Biotecnologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: biorremediação, biotecnologia, biodegradação, poluentes orgânicos persistentes e micologia, bem como na Conservação da Natureza, em proteção de recursos naturais e unidades de conservação da natureza.

Áreas de Pesquisa: Microbiologia Ambiental; Biodegradação de poluentes; Biorremediação

CVLattes:  http://lattes.cnpq.br/0917670951340541

PROJETOS EM ANDAMENTO:

Diagnóstico das áreas contaminadas na região do Projeto Eixo Tamanduatehy: Impactos no planejamento urbano do município de Santo André-SP.

PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES:

BALLAMINUT, N. ; Machado, K. M. G. ; OLIVEIRA, L. H. S. ; MATHEUS, D. R. . Physiological Characterization of Fungal Inoculum for Biotechnological Remediation of Soils. Brazilian Archives of Biology and Technology (Impresso), v. 57, p. 561-570, 2014.

Cerati, T.M. ; MATHEUS, D. R. ; Souza, A.Q. ; Bonomo, M.D.R. . Gestão participativa em uma unidade de conservação urbana: a busca de estratégias para conservar o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, Brasil.. InterfacEHS (Ed. português), v. 6, p. 1, 2011.

DOMINGUES, R. J. ; YOUNG, M. C. M. ; TOFOLI, J.G. ; MATHEUS, D. R. . Potencial antifúngico de extratos de plantas e de basidiomicetos nativos sobre Colletotrichum acutatum, Alternaria solani e Sclerotium rolfsii. Summa Phytopathologica (Impresso), v. 37, p. 149-151, 2011.

DOMINGUES, R. J. ; YOUNG, M. C. M. ; TOFOLI, J. G. ; MATHEUS, D. R. . Potencial antifúngico de extratos de plantas e de basidiomicetos nativos sobre Colletotrichum acutatum, Alternaria solani e Sclerotium rolfsii. Summa Phytopathologica (Impresso), v. 37, p. 149-151, 2011.

Silva, Ricardo Ribeiro ; Corso, Carlos Renato ; Matheus, Dácio Roberto . Effect of culture conditions on the biomass determination by ergosterol of Lentinus crinitus and Psilocybe castanella. World Journal of Microbiology & Biotechnology, v. 26, p. 841-846, 2010.

Oliveira, L.H.S. ; Barreto, M.B. ; VITALI, V. M. V. ; MACHADO, K. M. G. ; MATHEUS, D. R. . Descoloração de corantes sintéticos por basidiomicetos tropicais brasileiros. Naturalia, v. 33, p. 85-99, 2010.

MOREIRA NETO, S. L. ; MATHEUS, D. R. ; MACHADO, K. M. G. . Influence of pH on the growth, laccase activity and RBBR decolorization by tropical basidiomycetes. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 52, p. 1075-1082, 2009.

DOMINGUES, R. J. ; Souza, J. D. F. ; TOFOLI, J.G. ; MATHEUS, D. R. . AÇÃO ?IN VITRO? DE EXTRATOS VEGETAIS SOBRE COLLETOTRICHUM. Arquivos do Instituto Biológico (Online), v. 76, p. 643-649, 2009.

YAMANAKA, R. ; SOARES, C. F. ; MATHEUS, D. R. ; MACHADO, K. M. G. . Ligninolytic enzymes produced by Trametes villosa CCB176 under different culture conditions. Brazilian Journal of Microbiology, v. 39, p. 1-7, 2008.

BALLAMINUT, N. ; MATHEUS, D. R. . Characterization of fungal inoculum used in soil bioremediation. Brazilian Journal of Microbiology, v. 38, p. 248-252, 2007.

COMPART, L. C. A. ; MACHADO, K. M. G. ; MATHEUS, D. R. ; CARDOSO, A. V. . Immobilization of Psilocybe castanella on ceramic (slate) supports and its potential for soil bioremediation. World Journal of Microbiology & Biotechnology, v. 23, p. 1479-1483, 2007.

MACHADO, K. M. G. ; MATHEUS, D. R. . Biodegradation of Remazol brilliant blue R by ligninolytic enzymatic complex produced by Pleurotus ostreatus. Brazilian Journal of Microbiology, v. 37, p. 468-473, 2006.

MACHADO, K. M. G. ; MATHEUS, D. R. ; RODRIGUES, T. A. ; BONONI, V. L. R. . Enhancement of Growth of Lentinus crinitus in soil using benomyl and vegetable oil. Brazilian Journal of Microbiology, v. 37, p. 425-427, 2006.

MACHADO, K. M. G. ; MATHEUS, D. R. ; BONONI, V. L. R. ; MONTEIRO, R. T. R. . Biodegradation of pentachlorophenol by tropical basidiomycetes in soils contaminated with industrial residues. World Journal of Microbiology & Biotechnology, Netherlands, v. 21, n.3, p. 297-301, 2005.

MACHADO, K. M. G. ; MATHEUS, D. R. ; BONONI, V. L. R. . Ligninolytic enzymes production and remazol brilhant blue R decolorization by tropical Brazilian basidiomycetes fungi. Brazilian Journal of Microbiology, Brasil, v. 36, p. 246-252, 2005.

MATHEUS, D. R.BONONI, V. L. R. ; MACHADO, K. M. G. . Biodegradation of hexachlorobenzene by basidiomycetes in soil contaminated with industrial residues. World Journal of Microbiology & Biotechnology, Netherlands, v. 16, p. 415-421, 2000.

VISNADI, S. R. ; MATHEUS, D. R. ; VITAL, D. M. . Occurrence of bryophytes in areas polluted with organopollutants and on nearby vegetation, preliminary notes. Journal of the Hattori Botanical Laboratory, Nichinan, v. 77, p. 315-323, 1994.