Luis Roberto de Paula

Desde agosto de 2013 é professor da Fundação Universidade Federal do ABC (Campus São Bernardo do Campo), exercendo a docência nos bacharelados de Ciências e Humanidades e Planejamento Territorial. Graduado em Ciências Sociais (1995) pela Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em Antropologia Social (1996-2007) pela mesma instituição. Consultor de estudos de impacto ambiental causados por projetos desenvolvimento sobre povos indígenas e em processos de identificação de terras indígenas e quilombolas. Exerceu ainda assessorias em organizações governamentais tais como Instituto Socioambiental (ISA) e Instituto de Formação e Pesquisa Indígena (Iepe), bem como junto a órgãos governamentais (Funai, ITESP, PDPI/MMA). Entre 2010 e 2013 foi Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando nos cursos de Pedagogia e de Formação Intercultural para Professores Indígenas. Tem experiência na área de Antropologia Social, com ênfase em Etnologia Indígena (Jê Centrais - Xerente, Xavante e Xakriabá), atuando principalmente nos seguintes temas: terras e territorialidades indígenas, organização social e parentesco, faccionalismo e política indígena e indigenista; políticas públicas para povos indígenas, populações tradicionais e índios residentes em área urbanas; desenvolvimento sustentável e etnodesenvolvimento, formação de professores indígenas, estudos de impacto ambiental, responsabilidade social do antropólogo.

Áreas de Pesquisa: Dinâmicas Territoriais

CVLattes:      http://lattes.cnpq.br/3959398513054251

PROCESSO DE CONSULTA PRÉVIA PARA FORMULAÇÃO DE PROPOSTA PEDAGÓGICA: A IMPLEMENTAÇÃO DE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL E TERRITORIAL NA UFABC VOLTADO PARA POVOS TRADICIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

PAULA, LUIS ROBERTO DE. O ensino superior indígena como política pública: elementos para a construção de um modelo metodológico de avaliação e comparação de experiências locais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 94, p. 795-810, 2013.

DE PAULA, L. R.. Antropologia, Desenvolvimento e Estudos de Impacto Ambiental - A responsabilidade social do antropólogo revisitada. R@U : Revista de Antropologia Social dos Alunos do PPGAS-UFSCAR, v. 2, p. 252-281, 2010

DE PAULA, L. R.. Parque Indígena do Xingu - A construção de um território estatal (Resenha). Revista de Antropologia (USP. Impresso), v. 45, p. 501-508, 2002.