Mônica Yukie Kuwahara

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em Programa de Pós Graduação Em Integração da América pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora Adjunta A2 da UFABC, lecionando disciplinas da área de microeconomia e economia do meio ambiente. Realiza pesquisas sobre qualidade de vida, desigualdade, desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental, com ênfase maior em seus indicadores e análises de políticas públicas.

Áreas de Pesquisa: Microeconomia e Economia do Meio ambiente

CVLattes:  http://lattes.cnpq.br/0096345530278275

PROJETOS EM ANDAMENTO:

Avaliação de impactos socioeconômicos das intervenções de mobilidade urbana ao longo do córrego Águas Espraiadas

PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES:

Pinto, R. F. A. ; NIZO NETO, R. ; KUWAHARA, M. Y. . Aglomerados industriais goianos: reflexões sobre as potencialidades para o emprego industrial e o desenvolvimento regional. Revista de Empreendedorismo, Negócios e Inovação, v. 1, p. 52-66, 2016.

KUWAHARA, M. Y.. Mais informação, menos conhecimento: as contradições da presença de novas tecnologias de informação. Revista de Empreendedorismo, Negócios e Inovação, v. 1, p. 66-80, 2016.

SILVA, J. M. C. ; KUWAHARA, M. Y. ; MACIEL, Vladimir Fernandes . A eficiência dos gastos municipais na geração de bem-estar na RMSP. RDE - Revista de Desenvolvimento Econômico, v. 14, p. 86-98, 2012.

FIORE, Eraldo Genin ; KUWAHARA, M. Y. . Sistema financeiro, segurança jurídica e crescimento econômico. Revista de Economia e Administração (Impresso), v. 10, p. 5-43, 2011.

MATSUBAYASHI, M. J. ; KUWAHARA, M. Y. . Custos econômicos da ineficiência da tecnologia de motores flexíveis: um ensaio sobre o custo de oportunidade gerado por veículos leves. Jovens Pesquisadores, v. 7, p. 2, 2010.

KUWAHARA, M. Y.; PIZA, Caio Cícero de Toledo ; PENOFF, Roberto Nicolai ; MACIEL, Vladimir Fernandes . Um ensaio sobre a eficiência dos municípios na geração de bem-estar. Revista de Economia Mackenzie (Impresso), v. 8, p. 124-147, 2010.

CANTAGALLO, N. P. ; KUWAHARA, M. Y. . As possibilidades do ecoturismo em Parelheiros: percepção ambiental e disposição a pagar pela não degradação. Jovens Pesquisadores, v. 6, p. 25-45, 2009.

DIAS, I. P. S. ; KUWAHARA, M. Y. . Sistema de transporte público urbano da RMSP e seus impactos ambientais. Jovens Pesquisadores, v. 6, p. 141-161, 2009.

GOMES, A. B. O. ; KUWAHARA, M. Y. . Custos de Saúde Associados à poluição do ar em ambientes internos. Jovens Pesquisadores, v. v, p. 75-85, 2008.

KUWAHARA, M. Y.SILVA, Roseli da ; FIORE, Eraldo Genin ; MACIEL, Vladimir Fernandes . Proposta de indicadores para a Qualidade de Vida no Município de São Paulo. Revista de Economia Mackenzie (Impresso), v. 5, p. 102-128, 2007.

VALARINI, Juliana Padovani ; KUWAHARA, M. Y. . O Mercado da Soja: Evolução da Commodity frente aos Mercados Internacional e Doméstico. Jovens Pesquisadores, v. 4, p. 10, 2007.

MACARENCO, Rodrigo ; KUWAHARA, M. Y. . A produção do biodiesel: impactos na agricultura familiar da mamona no semi-arido brasileiro. Jovens Pesquisadores, v. IV, p. 48-71, 2007.

FERNANDEZ, R. N. ; KUWAHARA, M. Y. . O Valor dos Recursos Hídricos Brotas. Jovens Pesquisadores, v. 3, p. 13, 2006.

SERAFIM, K. C. D. A. ; KUWAHARA, M. Y. . O mercado de revistas de decoração. Jovens Pesquisadores, v. 3, p. 11, 2006.

KUWAHARA, M. Y.; TAKEDA, Hélcio . O papel do governo na retomada econômica japonesa. Jovens Pesquisadores, São Paulo, v. 2, n.2, p. art 10, 2005.

KUWAHARA, M. Y.; GRANA, L. . Agricultura familiar: origens, dificuldades e perspectivas.. Jovens Pesquisadores, v. 2, p. art 3, 2005.

MACIEL, Vladimir Fernandes ; KUWAHARA, M. Y. ; SILVA, Roseli da ; OLIVEIRA, Kléber Fernandes . Mensurando a vulnerabilidade habitacional. Revista Eletrônica de Ética e Cidadania, v. I, p. 127-143, 2005.

KUWAHARA, M. Y.; DURIGON, Paula Bianca . Informação: um instrumento capaz de incrementar a demanda. Jovens Pesquisadores, v. 1, p. 164-177, 2004.

MARTINS, C. B. ; KUWAHARA, M. Y. ; FIORE, Eraldo Genin . Relação entre o Índice de Desenvolvimento Humano e os movimentos migratórios Brasil (1970-1996). Jovens Pesquisadores, v. 1, p. 192-208, 2004.

KUWAHARA, M. Y.. Ciladas e falácias do desenvolvimento econômico na América Latina. Extraprensa (USP), São Paulo, v. 10, p. 21-29, 2002.

KUWAHARA, M. Y.; FERREIRA, Maria Nazareth . Entre o público e o privado: no horizonte do provável. Caderno UniABC, São Paulo, v. 3, n.9, p. 40-47, 2001.

KUWAHARA, M. Y.. A opção pelo longo prazo. Extraprensa (USP), São Paulo, v. 7, p. 10-15, 1999.

KUWAHARA, M. Y.. Os modelos de Integração e desenvolvimento pós segunda grande guerra. Extraprensa (USP), São Paulo, v. 7, p. 18-23, 1999.

KUWAHARA, M. Y.. A formação do Mercosul. Extraprensa (USP), São Paulo, v. 5, p. 2-3, 1998.

KUWAHARA, M. Y.. Regionalização: uma estratégia competitiva frente à globalização. Extraprensa (USP), São Paulo, v. 5, p. 8-10, 1998.