Vanessa Lucena Empinotti

Engenheira Agrônoma, Vanessa Empinotti desenvolve pesquisa em governança socioambiental, com foco em arranjos institucionais, processos participativos e ferramentas de gestão dentro da perspectiva da Ecologia Política. Atualmente é Professora Adjunta de Planejamento e Política Rural na Universidade Federal do ABC, onde é vinculada ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, ao Bacharelado em Planejamento Territorial e ao Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território. Colabora como pesquisadora associada no Grupo de Acompanhamento e Estudos de Governança Ambiental, GovAmb/IEE/USP, no Laboratório de Análise Ambiental e Geoprocessamento do CENA/USP e no Núcleo de Pesquisa INCLINE INterdisciplinary CLimate INvestigation Center da USP. Atualmente coordena os projetos sobre Transparência na Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil e Arranjos Institucionais e a Governança da Água na Bacia do Alto Xingu. Vanessa é doutora em Geografia, com especialização em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade do Colorado em Boulder, EUA, mestre em Ciência dos Solos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com graduação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Áreas de Pesquisa: Planejamento e política rural

CVLattes:      http://lattes.cnpq.br/6212045957387120

Securing water for megacities: an analysis of water governance and scarcity in the São Paulo Metropolitan Region

EMPINOTTI, VANESSA. Beyond the dualities: a nuanced understanding of Brazilian soybean producers. FOOD SECUR, v. 7, p. 1165-1174, 2015.

EMPINOTTI, V. L.; Jacobi, P . Novas práticas de governança da água? O uso da pegada hídrica e a transformação das relações entre o setor privado, organizações ambientais e agências internacionais de desenvolvimento. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR), v. 27, p. 23-36, 2013.

EMPINOTTI, VANESSA LUCENA; DIAS TADEU, NATALIA ; MARTINS, RENATA DE SOUZA LEÃO . A critical analysis of the Grey Water Footprint in the production of cellulose. Revista Ambiente & Água, v. 8, p. 166-177, 2013.

WARNER, JEROEN ; SEBASTIAN, ANTOINETTE ; EMPINOTTI, VANESSA . Claiming (back) the land: the geopolitics of Egyptian and South African land and water grabs. Ambiente & Sociedade (Online), v. 16, p. 1-24, 2013.

EMPINOTTI, VANESSA L.. E se eu não quiser participar? O caso da não participação nas eleições do comitê de bacia do rio São Francisco. Ambiente e Sociedade (Campinas), v. 14, p. 195-211, 2011.

PAULA, ROGÉRIO ; EMPINOTTI, V. L. . The Politics of Visibility: When Intel hired Levi-Strauss, Or So They Thought. Ethnographic Praxis in Industry Conference Proceedings, v. 2008, p. 302-315, 2008.