Eventos

Divulgação: Curso Livre de Humanidades: Epistemologias do Sul

Curso Livre de Humanidades: Epistemologias do Sul

Folder divulgação curso Livre Humanidades: Epistemologias do Sul

Coordenação: Profª Suze Piza

Descrição: "A procura pelo conhecimento é um componente central da cultura humana. Mas, o vasto campo das interrogações abrangidas pela reflexão filosófica excede em muito a racionalidade moderna com as suas forças e fraquezas. Foi a partir desta constatação que, em 1995, Boaventura de Sousa Santos propôs o conceito de “Epistemologias do Sul”. A constituição mútua doNorte e do Sul e a natureza hierárquica das relações Norte‑Sulpermanecem submetidas à persistência das relações capitalistas e imperiais. No Norte global, os ‘outros’ saberes, para além da ciência e da técnica, têm sido considerados como não existentes e, por isso, radicalmente excluídos do que se considera racionalidade e verdade. A relação colonial de exploração e dominação persiste nos dias de hoje, sendo talvez a colonização epistémica a mais difícil de criticar abertamente. A relação global étnico-racial do projeto imperial do Norte Global representade várias maneiras a exploração e a exclusão social. Esse modelo capitalista, patriarcal e colonial hierarquiza saberes ao mesmo tempo em que hierarquiza os povos e seus modos de vida. Uma das expressões mais fortes da colonialidade das relações de poder acontece diante de nossos olhos todos os dias com a persistência da colonização epistêmica nas universidades brasileiras, da reprodução de estereótipos e de diversas formas de discriminação nas nossas salas de aula. A entrada no século XXI, porém, exige uma etnografia mais complexa, que nos ofereça alternativas epistêmicas emergentes e que sirva de referencial para pensarmos e intervirmos no nosso mundo.

O projeto Curso Livre de Humanidades, cujo objetivo principal é oferecer formação em Filosofia e Ciências Humanas para a comunidade interna e externa da UFABC, oferecerá nesse primeiro módulo uma introdução a essa problemática em cinco encontros em que serão abordadas teses de Enrique Dussel, Anibal Quijano, Nilma Lino Gomes e Boaventura de Sousa Santos."

Inscrições: Enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Cronograma: Vide cartaz da programação do curso.

Local: UFABC - Campus de São Bernardo do Campo

Material descritivo de divulgação do curso livre: Clique Aqui