Francisco de Assis Comarú

Engenheiro civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1992); Mestre pela Escola Politécnica da USP (1998), Doutor pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2004). Foi Affiliate Academic na University College London, Londres (2011), Visiting Scholar na Organização Internacional do Trabalho, Genebra (2011) e Volunteer na Organização Mundial da Saúde, Genebra (2011), instituições onde realizou pesquisa de pós doutorado, como bolsista do CNPq. Atualmente é professor doutor adjunto na Universidade Federal do ABC. Orientador de mestrado e doutorado do Programa de pós graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC. É colaborador do LABHAB FAUUSP e do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos. Assessor científico da FAPESP, consultor ad-hoc da CAPES e parecerista de periódicos nacionais e estrangeiros. Tem experiência acadêmica e profissional em assessoria aos movimentos sociais, planejamento e gestão urbana e ambiental e políticas de habitação. Realiza pesquisas, atividades de ensino e extensão nos temas: politicas urbanas; áreas centrais metropolitanas; saúde pública; educação popular e ambiental; políticas públicas territoriais e trabalho decente.

Áreas de Pesquisa: Planejamento e Gestão Urbana e Ambiental; Políticas Públicas.

CVLattes:  http://lattes.cnpq.br/5365980970949716

Insurgent Regeneration.

CARLI, B. ; FREDIANI, A. ; BARBOSA, B. ; COMARU, FA ; Moretti, R.S. . Regeneration through the pedagogy of confrontation?: exploring critical spatial practices of social movements in São Paulo Inner City as avenues for urban renewal. de-arq - Revista de Arquitetura de la Universidad de los Andes / Journal of Architecture, Universidad de los andes, v. 16, p. 146-161, 2015.

REINA, MICHELLY LIMA ; COMARÚ, FRANCISCO DE ASSIS . Dinâmicas imobiliárias e políticas urbanas no centro de São Paulo: uma discussão sobre gentrificação na Mooca. Cadernos Metrópole, v. 17, p. 419-440, 2015.

COMARÚ, F. A.. Uma saída justa e digna: promover a verdadeira reforma urbana. Le Monde Diplomatique (Brasil), v. 1, p. 33-33, 2014.

NAKAGAWA, L. ; COMARU, FA ; TRIGOSO, F. M. . Geração de energia e seus impactos socioambientais: o caso da UTE Piratininga - SP. Revista Brasileira de Energia, v. 19, p. 29-47, 2013.

COMARU, FRANCISCO; MORETTI, RICARDO . Trajectories of public engagement: outreach projects in Sao Paulo, Brazil. TERRITORIO, v. 1, p. 33-37, 2013.

Moretti, R.S. ; VARALLO, L. S. ; COMARU, FA . O direito à água potável e os riscos de desabastecimento: um estudo do ABC paulista. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 20.2, p. 291-305, 2013.

COMARÚ, F. A.. Em defesa da habitação social nas áreas centrais. Le Monde Diplomatique (Brasil), v. 1, p. 36-37, 2012.

COMARÚ, F. A.. Des-construção urbana ou direito à periferia? Violações no centro de São Paulo e metrópole insustentável. Aurora (PUCSP. Online), v. ed 7, p. 01-31, 2010.

Saldiva, P.H. ; Vormittag, E.A. ; Balazina, A. ; Ogura, A. ; COMARÚ, F. A. ; et. al. . A Saúde Precária de uma Velha Senhora. Scientific American Brasil, v. 95, p. 28-39, 2010.

NAKAGAWA, L. ; COMARÚ, F. A. ; TRIGOSO, F. M. . Estudo dos efeitos na qualidade do ar e na saúde humana do funcionamento de Usinas Termelétricas em regiões intensamente urbanizadas: o caso da UTE Piratininga. Revista Brasileira de Energia, v. 16, p. 49-61, 2010.

MORETTI, R. S. ; COMARÚ, F. A. ; Klink, J. . Chuvas: a solução vem do céu. Le Monde Diplomatique (Brasil), v. 1, p. 26-27, 2009.

COMARÚ, F. A.MORETTI, R. S. ; Klink, J. . O aquecimento e as cidades brasileiras. Le Monde Diplomatique (Brasil), v. 1, p. 11-13, 2008.

TAVARES, M. F. L. ; BARROS, C. M. S. ; MARCONDES, W. B. ; BOSTEIN, R. ; COHEN, S. C. ; KIGERMAN, D. C. ; COMARÚ, F. A. ; et. al. . Theory and practice in the context of health promotion program evaluation. Promotion & Éducation, v. 14, p. 27-30, 2007.

COMARÚ, F. A.WESTPHAL, M. F. . Housing, urban development and health in Latin America: contrasts, inequalities and challenges. Reviews on Environmental Health, v. 19, p. 329-345, 2004.

COMARÚ, F. A.; VITALE, L. . Laboratório de Projeto Integrado e Participativo para o prédio da Rua do Ouvidor, 63: extensão, ensino e produção do saber em movimento. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, v. 13, p. 170-175, 2003.

COMARU, FAABIKO, A. K. . Intervenção habitacional em cortiços na cidade de São Paulo: o Mutirão Celso Garcia. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP. BT/PCC, v. BT/PCC/205, p. 1-20, 1998.