Leonardo Freire de Mello

Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras (1992), Administrador Público pela Fundação João Pinheiro (1997), Mestre em Engenharia Civil (Planejamento Ambiental) pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é Professor Adjunto do Bacharelado em Planejamento Territorial e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC. Seu trabalho se concentra nas áreas de Planejamento, Ambiente e Demografia, com ênfase na interface população-ambiente, tendo como principais interesses de pesquisa as questões relacionadas com o complexo população-ambiente-consumo e as dimensões humanas das mudanças ambientais globais, assim como com a participação pública nos processos de tomada de decisão.

Áreas de Pesquisa: Demografia para o Planejamento Territorial

CVLattes:    http://lattes.cnpq.br/2650858119455746

PROJETOS EM ANDAMENTO:

- Observatório das Migrações e da Mobilidade Espacial na Região do ABC Paulista – MobiABC;

PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES:

GARVEY, BRIAN ; TYFIELD, DAVID ; DE MELLO, LEONARDO FREIRE . `Meet the New Boss - Same as the Old boss?? Technology, toil and tension in the agrofuel frontier. New Technology, Work and Employment (Print), v. 30, p. 79-94, 2015.

MELLO, Leonardo Freire de; SATHLER, DOUGLAS . A demografia ambiental e a emergência dos estudos sobre população e consumo. Revista Brasileira de Estudos de População (Impresso), v. 32, p. 357-380, 2015.

MACNAGHTEN, P. OWEN, R. STILGOE, J. WYNNE, B. AZEVEDO, A. CHILVERS, J. DAGNINO, R. DE CAMPOS, A. DI GIULIO, G. FROW, E. GARVEY, B. GROVES, C. HARTLEY, S. KNOBEL, M. KOBAYASHI, E. LEHTONNEN, M. MELLO, L. F. LEZAUN, J. MONTEIRO, M. PAMPLONA, J. RIGOLIN, C. RONDANI, B. STAYKOVA, M. TADDEI, R. TILL, C. , et al. ; Inovação responsável através de fronteiras: tensões, paradoxos e possibilidades. Teoria & Pesquisa, v. 24, p. 18-24, 2015.

MACNAGHTEN, P. OWEN, R. STILGOE, J. WYNNE, B. AZEVEDO, A. DE CAMPOS, A. CHILVERS, J. DAGNINO, R. DI GIULIO, G. FROW, E. GARVEY, B. GROVES, C. HARTLEY, S. KNOBEL, M. KOBAYASHI, E. LEHTONNEN, M. LEZAUN, J. MELLO, L. MONTEIRO, M. PAMPLONA, J. RIGOLIN, C. RONDANI, B. STAYKOVA, M. TADDEI, R. TILL, C. , et al. ; Responsible innovation across borders: tensions, paradoxes and possibilities. Journal of Responsible Innovation, v. 1, p. 191-199, 2014.

AMORIM, E. G. ; FREIRE DE MELLO, L. . O espaço produzido e consumido pelas rodovias: o caso da duplicação da Rodovia dos Tamoios ? SP. Revista Espinhaço, v. 3, p. 87-97, 2014.

FREIRE DE MELLO, L.ZANETTI, V. ; PAPALI, M. A. C. R. . Brasil, Éden desmoronado: desastres naturais no Brasil contemporâneo. Ambiente & Sociedade (Online), v. 17, p. 95-116, 2014.

CASTRO, L. M. F. B. ; FREIRE DE MELLO, L. . Mudança climática, riscos e vulnerabilidade: um estudo dos eventos ocorridos em 1967 e 1996 na planície litorânea de Caraguatatuba SP. CLIMEP. Climatologia e Estudos da Paisagem, v. 6, p. 22-43, 2012.

SOUZA, S. R. ; FREIRE DE MELLO, L. . Análise do uso e ocupação do solo em um trecho da zona norte do município de São José dos Campos - SP. Caderno de Geografia (PUCMG. Impresso), v. 22, p. 1-17, 2012.

FERREIRA, L. C. ; ANDRADE, T. H. N. ; MARTINS, R. D. ; BARBI, F. ; FREIRE DE MELLO, L. ; URBINATTI, A. M. ; SOUZA, F. O. ; FERREIRA, Lúcia da Costa . Governing Climate Change in Brazilian Coastal Cities: Risks and Strategies. Mei-Zhong Gonggong Guanli, v. 8, p. 51-65, 2011.

SEIXAS, S. R. C. ; HOEFEL, J. L. M. ; RENK, M. ; VIEIRA, S. A. ; FREIRE DE MELLO, L. ; VIANNA, P. V. C. . Mudanças Ambientais Globais, Vulnerabilidade e Risco: Impactos na Subjetividade em Caraguatatuba, Litoral Norte Paulista. Revista Vitas: visões transdisciplinares sobre ambiente e sociedade, v. 1, p. 10, 2011.

FREIRE DE MELLO, L.. Amenidades e riscos na metrópole contemporânea. Caderno de Geografia (PUCMG. Impresso), v. 20, p. 1-15, 2010.

MARANDOLA JR, Eduardo José ; FREIRE DE MELLO, L. . A abordagem do lugar no planejamento urbano. Geografares: Revista do Mestrado e do Departamento de Geografia, Centro de Ciências Humanas e Naturais (UFES), v. 7, p. 63-74, 2009.

FREIRE DE MELLO, L.. Mapa Verde: a experiência brasileira. Contribución a La Educación y La Protección Ambiental, La Habana, Cuba, v. 5, p. 91D-110D, 2004.

FREIRE DE MELLO, L.; ZUBER, Robert W . Green Mapping and New Patterns for Promoting Community Sustainability in Schools and Communities. International Journal Of Curriculum And Instruction, Edmonton, Canadá, v. 4, n.1, p. 97-109, 2002.