Gabriel Almeida Antunes Rossini

Possui doutorado (2015) e mestrado (2015) pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE?UNICAMP). Graduado em Economia pela PUC-SP. A partir de 2016 tornou-se professor do Centro de Engenharia e Ciências Sociais (CECS) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Foi professor, entre 2008 e 2016, da PUC-SP e, de 2008 a 2014, da Pós Graduação do Mackenzie. Foi coordenador, professor e orientador de monografia do curso de Especialização em Economia Urbana e Gestão Pública, em funcionamento na Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE-PUC-SP). Liderou o Grupo de Pesquisa História, Memória e Pensamento Econômico (HIMEPE), em funcionamento na PUC-SP. No âmbito do HIMEPE, orientou pesquisas de Iniciação Cientifica, organizou viagens de pesquisa, levantamento de fontes primárias e compilação de dados etc. que perpassam os trabalhos de pesquisa de um grupo de estudantes da graduação da Faculdade de Economia da PUC-SP, além de ter coordenado diversos eventos e discussões com convidados externos. Seus interesses de pesquisa se concentram nas seguintes áreas: Economia Política, História Econômica e Desenvolvimento Econômico.

Áreas de Pesquisa: Economia Política

2017 - Atual

Metropolização e o desenvolvimento urbano: dinâmicas, escalas e estratégias - A Mega-região Rio de Janeiro-São Paulo

Descrição: Objetivo: Contribuir para colocar a questão do desenvolvimento urbano no centro do debate sobre desenvolvimento nacional reconhecendo a importância da dinâmica urbana-metropolitana como elemento crucial para pensar o passado, o presente e o futuro da nação brasileira. Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT/MCT&I/CNPq) - Rede Observatório das Metrópoles..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Gabriel Almeida Antunes Rossini - Coordenador / Suzana Pasternak - Integrante / Lucia Bógus - Integrante / Ricardo Gaspar - Integrante / Clarissa Gagliardi - Integrante / Mônica Carvalho - Integrante / Alexandre Abdal Cunha - Integrante.

2017 - Atual

Estratégias Metropolitanas para o Direito à Cidade e o Desenvolvimento Urbano - Caracterização dos Regimes Urbanos das Metrópoles Brasileiras

Descrição: Produzir subsídios visando contribuir com a formação de políticas públicas e novos padrões de governança metropolitana fundadas na justiça social e na democracia..

2017 - Atual

As relações de trabalho na franja da economia cafeeira paulista ao longo da segunda metade do século XIX.

Descrição: A presente pesquisa objetiva investigar a dinâmica das relações de trabalho na franja da economia cafeeira paulista, ao longo da segunda metade do século XIX. Iremos estudar estas relações, sobretudo, em três municípios que, ao longo do período indicado vivenciaram estágios distintos da marcha Leste-Oeste dos cafezais: Campinas, Rio Claro e Ribeirão Preto. Assim sendo, esta pesquisa se inseri no campo de investigação que articula o desenvolvimento da cafeicultura e a dinâmica das relações de trabalho no oeste paulista. Aí nos situamos por meio de fontes primárias muito pouco usadas ou ainda não aproveitadas para discutir o momento proposto. Referimo-nos, sobretudo, aos seguintes documentos notoriais: (i) escrituras de compra e venda de escravos; (ii) escrituras de contrato de trabalho: parceria e empreitada para formação e/ou trato de cafeeiros; (iii) escrituras de compra e venda de café; (iv) escrituras de compra e venda de terras sem benfeitorias. Tendo em vista, por um lado, o recorte espacial e temporal proposto e, por outro, o núcleo documental eleito, esta investigação tem dois objetivos principais, quais sejam: a) realizar apreciações econômicas e demográficas acerca dos indivíduos que sofreram o fado das diferentes modalidades do tráfico interno de escravos; b) analisar as relações de trabalho estabelecidas entre fazendeiros e colonos no bojo do rápido avanço e alargamento das zonas pioneiras dedicadas ao café no Estado de São Paulo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Gabriel Almeida Antunes Rossini - Coordenador / Milena Yumi Nakaione - Integrante / Caique Djehdian - Integrante / Andre Santos Basso - Integrante / Yuri Ilenburg - Integrante.

ROSSINI, G. A. A. A irracionalidade da expansão produtiva sem limites: notas introdutórias sobre a crise mundial aberta em 2008... LEITURAS DE ECONOMIA POLÍTICA (UNICAMP), v. 16, p. 70-94, 2010.

ROSSINI, G. A. A. As Pragmáticas Portuguesas de Fins do Século XVII: Política Fabril e Manufatureira Reativa. Saeculum (UFPB), v. 22, p. 115-140, 2010.

ROSSINI, G. A. A. Uma distribuição de renda sem confronto. IHU On-Line (UNISINOS. Impresso), v. 351 A, p. 28-33, 2010.

ROSSINI, G. A. A.. Crise de 1929 (verbete - 8 laudas).. In: Alzira Alves de Abreu, Israel Beloch, Fernando Lattman-Weltman e Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão. (Org.). Dicionário Histórico Bibliográfico Brasileiro CPDOC - FGV. 1ed.Rio de Janeiro: FGV - CPDOC, 2013, v. , p. 30-.

ROSSINI, G. A. A.. Convênio de Taubaté (Verbete - 8 laudas). In: Alzira Alves de Abreu, Israel Beloch, Fernando Lattman-Weltman e Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão. (Org.). Dicionário Histórico Bibliográfico Brasileiro CPDOC - FGV. 1ed.Rio de Janeiro: FGV - CPDOC, 2013, v. , p. 20-.

ROSSINI, G. A. A; NOZAKI, W. . O Brasil e as políticas econômicas de combate à crise financeira. Revista Caros Amigos, http://carosamigos.terra.com.b, 21 out. 2010.

ROSSINI, G. A. A.. O movimento: confiança, falta de confiança e super-confiança. Le Monde Diplomatique (Brasil), 19 jul. 2010.

ROSSINI, G. A. A. Espetaculares Tempos Modernos. Apontamentos Sobre a Crise Política.. Labareda. Discussões FEA PUC-SP, PUC-SP, 05 nov. 2005.