José Paulo Guedes Pinto

José Paulo Guedes Pinto

 

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2003), mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor Adjunto II do Bacharelado de Relações Internacionais, do Bacharelado de Ciências Econômicas e do Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Seu trabalho se concentra nas áreas de Economia Política, Economia Política Internacional, Tecnologias Sociais e Economia Solidária, com ênfase nas disputas internas e internacionais em torno da propriedade intelectual, em estudos sobre o acesso à informação, nas formas de subordinação do trabalho ao capital, ecologia urbana e economia da colaboração em massa. É membro do Grupo de Análise Marxista Aplicada (GAMA) e do Grupo de Pesquisa Neoliberalismo Conhecimento e Assimetrias (NECA) da UFABC. 

 

Áreas de Pesquisa: Relações Internacionais - Subárea: América Latina

 

CVLattes:  http://lattes.cnpq.br/5483672222004056

 

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

PROJETOS EM ANDAMENTO:

 

INSERÇÃO EXTERNA DAS ECONOMIAS EM DESENVOLVIMENTO NAS CADEIAS DE VALOR GLOBAIS

 

 

PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES:

 

GUEDES PINTO, J. P.; CARLOTTO, Maria Caramez . A divisão internacional do trabalho no século XXI: um estudo sobre o peso da propriedade intelectual na relação EUA ? América Latina. Carta Internacional (USP), v. 10, p. 94-113, 2015.

 

PRADO, E. F. S. ; GUEDES PINTO, J. P. . Subsunção do Trabalho Imaterial ao Capital. Caderno CRH (UFBA. Impresso), v. 27, p. 61-74, 2014.

 

PINTO, J. P. G.. A Contabilidade Social na Perspectiva Clássica/Marxiana. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Politica, v. 27, p. 109-137, 2010.

 

PINTO, J. P. G.; SUMMA, R. F. . Capitalismo gerenciador de dinheiro e desigualdade de renda e riqueza: o caso dos EUA na década de 90. Oikos (Rio de Janeiro), v. ano VI, p. 61-75, 2007.