Vanessa Elias de Oliveira

Vanessa Elias de Oliveira é mestre e doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Foi Bolsista CAPES, realizando doutorado-sanduíche na Columbia University. É professora de Ciência Política do Bacharelado em Políticas Públicas e docente permanente de dois programas de pós graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC): a Pós-Graduação em Políticas Públicas e a Pós-Graduação Planejamento e Gestão do Território. Atua na área de Ciência Política, com ênfase em Análise Institucional e de Políticas Públicas. Desenvolve pesquisa sobre a judicialização de políticas públicas no Brasil, sobre a burocracia pública e a implementação de políticas públicas, e sobre o municipalismo brasileiro e as relações intergovernamentais no federalismo brasileiro.

Áreas de Pesquisa: Estado, Sociedade e Políticas Públicas: Instituições Políticas e Processos Decisórios

CVLattes:       http://lattes.cnpq.br/4500064778115550

De qual burocracia as políticas públicas intersetoriais e federativas precisam? Análise das competências requeridas à atuação dos gestores do Programa Bolsa Família

WANG, D. ; PIRES, N. ; OLIVEIRA, V. E. ; TERRAZAS, F. . Os impactos da judicialização da saúde no município de São Paulo: gasto público e organização federativa. Revista de Administração Pública (Impresso), v. 48, p. 1191-1206, 2014.

NOGUEIRA, F. ; OLIVEIRA, V. E. ; CANIL, K. . Políticas Públicas Regionais para a Gestão de Riscos: o processo de implementação no ABC, SP. Ambiente & Sociedade (Online), v. 17, p. 177-194, 2014.

LOTTA, G. ; PIRES, R. ; OLIVEIRA, V. E. . Burocratas de Médio Escalão: novos olhares sobre velhos atores da produção de políticas públicas. Revista do Serviço Público, v. 65, p. 463-492, 2014.

KLINK, J. ; OLIVEIRA, V. E. ; ZIMERMAN, A. . Neither Spatial Keynesianism, nor competitive neo-localism: State, Scale and the Production of Space in Brazil.. International Journal of Urban Sustainable Development, v. 5, p. 1-16, 2013.

SCHULT, S. I. M. ; PIPER, J. ; DENALDI, R. ; FREITA, S. R. ; FONSECA, M. L. P. ; OLIVEIRA, V. E. . Integration of urban and environmental policies in the metropolitan area of Sao Paulo and in Greater London: the value of establishing and protecting green open spaces. International Journal of Urban Sustainable Development, v. 5, p. 89-104, 2013.

MORETTI, F. ; OLIVEIRA, V. E. ; SILVA, E. M. K. . Acesso a informações de saúde na internet: uma questão de saúde pública? Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso), v. 58, p. 650-658, 2012.

OLIVEIRA, V. E.; Noronha, Lincoln N.T. . Judiciary-Executive Relations in Policy Making: The Case of Drug Distribution in the State of São Paulo. Brazilian political science review, v. 5, p. 11-46, 2011.

OLIVEIRA, V. E.. Processo de descentralização de políticas públicas e seu impacto sobre o federalismo brasileiro. Revista brasileira de estudos constitucionais, v. 19, p. 197-218, 2011.

ZIMERMAN, A. ; Silva, Sidney Jard da ; OLIVEIRA, V. E. . A expansão do campo das políticas públicas na universidade brasileira: o caso da UFABC. Temas de administração pública (UNESP. Araraquara), v. 1, p. 4, 2010.

OLIVEIRA, V. E.. Poder Judiciário: árbitro dos conflitos constitucionais entre Estados e União. Lua Nova (Impresso), v. 78, p. 1, 2009.

OLIVEIRA, V. E.. Municípios cooperando com municípios: relações federativas e consórcios intermunicipais de saúde no Estado de São Paulo. São Paulo em Perspectiva (Impresso), v. 22, p. 107-122, 2008.

TANAKA, O. Y. ; OLIVEIRA, V. E. . Reforma(s) e Estruturação do Sistema de Saúde Britânico: lições para o SUS. Saúde e Sociedade, v. 16, p. 7-17, 2007.

OLIVEIRA, V. E.. Interações entre federalismo e políticas sociais (resenha). Revista de Sociologia e Política (UFPR. Impresso), v. 27, p. 219-222, 2006.

OLIVEIRA, V. E.. Judiciário e Privatizações no Brasil: Existe uma Judicialização da Política? Dados (Rio de Janeiro), Brasil, v. 48, n.3, p. 550-587, 2005.

OLIVEIRA, V. E.; CARVALHO NETO, Ernani . Judicialização da Política: Um Tema em Aberto. Política Hoje Revista do Mestrado em Ciências Políticas da UFPE, Brasil, v. 1, n.15, 2005.

OLIVEIRA, V. E.. Educação. Boletim de Conjuntura. Política Social, São Paulo, v. 1o., p. 51-53, 1998.